Rádio Evangelizar

Rádio Evangelizar

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (47 votos)




ONLINE
3








 

Previsão do tempo

 


Para diminuir acidentes, instalação de semáforo

17/05/2013 17h05 - Atualizado em 17/05/2013 17h06

Para diminuir acidentes, instalação de semáforo é avaliada em via de Cacoal

Avenida das Comunicações está na 8ª colocação em números de acidentes.
Estudo está sendo realizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito.

 

Magda Oliveira Do G1 RO

 
Comente agora
Carros durante o horário de maior fluxo na avenida (Foto: Magda Oliveira/G1)Carros durante o horário de maior fluxo na avenida (Foto: Magda Oliveira/G1)

A principal via do Bairro Teixeirão, a Avenida das Comunicações, em Cacoal (RO) é alvo de reclamações por parte dos moradores e de motoristas que precisam trafegar pela via, por causa da quantidade de acidentes que ocorrem na região. De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito Gerson Antonio Sapper, a avenida está na oitava colocação em números de acidentes registrados em 2012, no município.

“Os acidentes acontecem principalmente nos horários de almoço e antes das 18h, porque o fluxo de veículos é grande. Os acidentes são diários, já cheguei a ver três acidentes em um único dia”, contou um comerciante que preferiu não se identificar.

A Avenida das Comunicações tem sentido duplo e faz parte dos cruzamentos entre as Ruas Padre Ezequiel Ramin, José Cassiano Barbosa e Uirapuru. “Apesar das ruas estarem sinalizadas, o que está faltando são semáforos. Com certeza a avenida precisava mais de semáforo, do que o centro da cidade que tem sete instalados”, reclamou o mecânico Mikael Silvio de Almeida.

Dilson Jacinto, de 54 anos, é gerente de um supermercado que fica no centro dos cruzamentos e afirma que as sinalizações instaladas na via não resolvem o problema. "As pessoas não tem paciência e acabam não respeitando os demais condutores que também precisam trafegar pela via. É nessa hora que os acidentes acontecem”, disse o gerente, acrescentando que a maioria dos acidentes são sem gravidade, quando os condutores acabam não acionando a polícia.

Para a instalação do semáforo no local será preciso a realização de um estudo, diz secretaria (Foto: Magda Oliveira/G1)
Para a instalação do semáforo no local será preciso a realização de um estudo, diz secretaria (Foto: Magda Oliveira/G1)

Ao G1, o secretário municipal de Transporte e Trânsito Gerson Antonio Sapper afirmou que 90% dos acidentes acontecem por imprudência dos motoristas e são motivados por excesso de velocidade e desrespeito as sinalizações de trânsito. “É bom destacar também que boa parte dos acidentes ocorridos na Avenida das Comunicações, acontecem ao longo da avenida e não nos cruzamentos”, destacou o secretário.

Para a instalação do semáforo no local, o secretário explicou que é preciso a realização de um estudo pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Semttran), para verificar a viabilidade do serviço. “Durante esse estudo é preciso avaliar alguns indicadores como fluxo de veículos no local, números de acidentes ocorridos e pedestres que utilizam a via”, falou Sapper, informando que só após o resultado do estudo poderá dizer se no local será necessário a instalação de um semáforo, rotatória ou outro tipo de intervenção para solucionar o problema.

No entanto o referido estudo ainda não está sendo realizado pela Semttran, pois de acordo com Sapper, a secretaria elege através de estatísticas 10 pontos de maior conflito no trânsito, e esses pontos são priorizados. Nesse momento a Avenida das Comunicações não se encaixa nesses pontos.