Rádio Evangelizar

Rádio Evangelizar

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (902 votos)




ONLINE
44





Partilhe esta Página



 

Total de visita no site


Mais curto, Paulistão de 2014
Mais curto, Paulistão de 2014

21/05/2013 07h00 - Atualizado em 21/05/2013 07h00

Mais curto, Paulistão de 2014 deverá ter só quatro classificados

FPF vai oficializar fórmula do campeonato, que terá duas datas a menos do que as 23 atuais em razão da preparação para a Copa do Mundo

Por Alexandre Lozetti e Rodrigo Faber São Paulo

 
 
205 comentários

O Campeonato Paulista de 2014 deverá ter uma alteração em relação ao torneio dos últimos três anos. Em razão da preparação para a Copa do Mundo, que será disputada a partir do dia 12 de junho, o estadual terá 21 datas, duas a menos do que a edição que acaba de terminar com o título do Corinthians. A solução da Federação Paulista de Futebol será diminuir o número de equipes classificadas para a segunda fase: serão apenas quatro, em vez de oito.

Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, disse que não há como dividir os clubes em dois grupos, e tampouco cogita diminuir o número de participantes. Nas últimas semanas, os presidentes dos clubes fizeram sugestões de mudanças na fórmula. Alguns propuseram que a primeira fase fosse reduzida, caso de Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo, mas as 19 rodadas serão mantidas.

Prêmio paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Prêmio do Paulistão-2013; torneio de 2014 será menor (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O dirigente não teme que os presidentes, sobretudo de clubes do interior do estado, reclamem da diminuição de classificados.

– Já era assim antes. Preciso diminuir duas datas, essa é a melhor solução. Mas vamos resolver isso nos próximos dias. Não tem jeito, é o que temos de fazer – disse Del Nero.

Até 2010, o Paulistão era disputado assim. Depois de todos se enfrentarem, os quatro primeiros avançavam à semifinal. A melhor equipe enfrentava a quarta colocada, e o segundo disputava a outra vaga na decisão contra o terceiro, em jogos únicos. Só a final tinha duas partidas. Essa fórmula deverá ser repetida em 2014.

Del Nero citou o equilíbrio do Paulistão deste ano para dizer que não há garantia de que os quatro grandes – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – irão para a semifinal. Se esse formato já estivesse em vigor, Corinthians (quinto) e Palmeiras (sexto) ficariam fora da fase final.

Nos anos em que só houve quatro times classificados, apenas em 2009 o quarteto dos maiores clubes avançou. Em 2007, São Caetano e Bragantino deixaram Palmeiras e Corinthians fora. No ano seguinte, os atuais finalistas, Timão e Peixe, perderam vaga para Guaratinguetá e Ponte Preta. Em 2010, novamente Corinthians e Palmeiras não participaram da semifinal, substituídos por Santo André e Grêmio Prudente. Entre os grandes, o São Paulo foi o único a se classificar em todos os anos, mas, curiosamente, não venceu nenhum. Seu último título foi em 2005.

 

Previsão do tempo

 

topo