Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (92 votos)




ONLINE
3





Partilhe esta Página



 

Previsão do tempo

 


Mais curto, Paulistão de 2014
Mais curto, Paulistão de 2014

21/05/2013 07h00 - Atualizado em 21/05/2013 07h00

Mais curto, Paulistão de 2014 deverá ter só quatro classificados

FPF vai oficializar fórmula do campeonato, que terá duas datas a menos do que as 23 atuais em razão da preparação para a Copa do Mundo

Por Alexandre Lozetti e Rodrigo Faber São Paulo

 
 
205 comentários

O Campeonato Paulista de 2014 deverá ter uma alteração em relação ao torneio dos últimos três anos. Em razão da preparação para a Copa do Mundo, que será disputada a partir do dia 12 de junho, o estadual terá 21 datas, duas a menos do que a edição que acaba de terminar com o título do Corinthians. A solução da Federação Paulista de Futebol será diminuir o número de equipes classificadas para a segunda fase: serão apenas quatro, em vez de oito.

Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, disse que não há como dividir os clubes em dois grupos, e tampouco cogita diminuir o número de participantes. Nas últimas semanas, os presidentes dos clubes fizeram sugestões de mudanças na fórmula. Alguns propuseram que a primeira fase fosse reduzida, caso de Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo, mas as 19 rodadas serão mantidas.

Prêmio paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Prêmio do Paulistão-2013; torneio de 2014 será menor (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O dirigente não teme que os presidentes, sobretudo de clubes do interior do estado, reclamem da diminuição de classificados.

– Já era assim antes. Preciso diminuir duas datas, essa é a melhor solução. Mas vamos resolver isso nos próximos dias. Não tem jeito, é o que temos de fazer – disse Del Nero.

Até 2010, o Paulistão era disputado assim. Depois de todos se enfrentarem, os quatro primeiros avançavam à semifinal. A melhor equipe enfrentava a quarta colocada, e o segundo disputava a outra vaga na decisão contra o terceiro, em jogos únicos. Só a final tinha duas partidas. Essa fórmula deverá ser repetida em 2014.

Del Nero citou o equilíbrio do Paulistão deste ano para dizer que não há garantia de que os quatro grandes – Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – irão para a semifinal. Se esse formato já estivesse em vigor, Corinthians (quinto) e Palmeiras (sexto) ficariam fora da fase final.

Nos anos em que só houve quatro times classificados, apenas em 2009 o quarteto dos maiores clubes avançou. Em 2007, São Caetano e Bragantino deixaram Palmeiras e Corinthians fora. No ano seguinte, os atuais finalistas, Timão e Peixe, perderam vaga para Guaratinguetá e Ponte Preta. Em 2010, novamente Corinthians e Palmeiras não participaram da semifinal, substituídos por Santo André e Grêmio Prudente. Entre os grandes, o São Paulo foi o único a se classificar em todos os anos, mas, curiosamente, não venceu nenhum. Seu último título foi em 2005.